Mato Grosso, Domingo, 28 de Abril de 2024     
Novo Portal
Começa hoje a IV Semana Acadêmica do Programa de Ciências Agro-ambientais da Unemat
O evento está sendo realizado no Campus de Tangará da Serra e visa discutir a formação profission
Começa hoje a IV Semana Acadêmica do Programa de Ciências Agro-ambientais da Unemat
03/10/2005 11:35:21
por Coordenadoria de Comunicação Social
Campus de Tangará da Serra sedia semana acadêmica
Campus de Tangará da Serra sedia semana acadêmica

Começou hoje a IV Semana Acadêmica do Programa de Ciências Agro-ambientais no campus da Unemat em Tangará da Serra, que tem como objetivo fomentar o debate de diferentes temas e aproximar o acadêmico de ciências agrárias e biológicas da realidade propiciando uma visão crítica de modo a contribuir no desenvolvimento da nossa região. O evento segue até sexta-feira (07)

Na tarde de hoje o pró-reitor de Pesquisa e Graduação da Unemat, professor Laudemir Zart e o deputado federal Carlos Abicalil estarão debatendo o tema: “Universidade, Ciência e Tecnologia: O papel cumprido e o papel que deveria cumprir”. Além dessa mesa redonda, ainda hoje ocorre outra palestra com o superintendente do Incra em Mato Grosso, Leonal Wohlfhart, que falará sobre “Agricultura Familiar Camponesa: Garantia da segurança alimentar no campo e na cidade”.

Nesta terça-feira (04) a Semana Acadêmica debate temas como “Agroecologia e Comércio Justo: O caminho da economia popular solidária”, e o jornalista Onofre Ribeiro palestra sobre “Mitos e realidade do agronegócio, meio ambiente e conflito no campo”.

A programação da semana acadêmica visa ainda discutir a formação profissional dos acadêmicos de forma eclética, humanística e sintonizada com o desenvolvimento social rural sustentável com base em educações populares critica e libertadoras.

O evento vai abordar ainda: a importância da botânica no controle de qualidade de plantas medicinais; agricultura familiar; agroextrativismo e biodiesel como alternativa para agricultura familiar e desenvolvimento sustentável; comportamento animal; educação ambiental; agroecologia; aplicações do sensoriamento remoto; ações afirmativas: políticas públicas contra desigualdades raciais; flora, flores e amores; agroecologia e comércio justo; biotecnologia transgênica e agroecologia.

Os participantes sejam acadêmicos ou profissionais poderão participar ainda de mini-cursos e oficinas que serão realizados durante a próxima semana em Tangará da Serra. As oficinas têm como objetivo a promoção cultural e os mini-cursos possuem caráter técnico, sendo oferecidos: “Agricultura: um enfoque em microbiologia do solo e manejo de solo; “Farinhas de rochas em agroecologia”; “Planejamento estratégico participativo na agricultura familiar”; “Da família a comunidade”; “Agroextrativismo vegetal”; “Monitoramento do fogo”; “Monitoramento da fauna por biotelemetria”; “Comportamento animal: conceitos, metodologia e perspectivas no Brasil”; “Ecologia do pantanal”.

As inscrições custam R$ 15,00 para estudantes e R$ 25,00 para profissionais e podem ser feitas pelo e-mail: semanaacademicapcaa@yahoo.com.br. O valor da inscrição não inclui despesas com alimentação dos participantes.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada